segunda-feira, maio 29, 2006

Será?

Sabias que o símbolo da esperança é uma âncora?

Nós lançamos a esperança às águas revoltas da vida, em meio à tempestade, para não sermos arrastados pelas ondas. A esperança é por vezes a única coisa que nos sustenta, contra ventos e marés, presos a uma ideia, a um país, a uma pessoa. Noutras ocasiões, reconheço, a esperança mantém-nos firmemente amarrados, sim – mas a um erro; abandonando a esperança talvez a tempestade nos levasse até uma praia distante e descobríssemos que, afinal podíamos viver de novo e ser felizes.

- Diz-me, se não estou amarrado a um erro quando alimento a esperança de que tu possas mudar?

No fundo da sua alma em ruínas, ele já sabia a resposta: “ ou então de que eu possa mudar?”, “ um de nós vai ter de mudar para que tudo não continue na mesma, não é assim?”.

A mulher olhou-o de frente. Um vento frio arrepiou-o. O mar diante deles estava escuro e tenso. Ela perguntou-lhe:

- Ainda gostarias de mim se eu mudasse?

Ele sabia que não.

Quem ama as tempestades não precisa de âncoras.


José Eduardo Agualusa


Será?